A Freguesia de Miranda do Corvo vai inaugurar um mural alusivo ao 25 de Abril.

21-ABR-2023

A Freguesia de Miranda do Corvo vai inaugurar um mural alusivo ao 25 de Abril.

Abril em Miranda é o título da obra executada pelo artista Guel Do It, Miguel Mazeda, que veio de Gaia.

Numa parede com mais de 150 metros quadrados o artista deu largas à sua imaginação e numa composição de camadas retratou, no sentido literal da palavra, a efeméride que se comemora no dia da inauguração. No mural surgem os rostos, sobrepostos, de Salgueiro Maia e Sebastião da Cruz Lopes para além do Cravo e da pomba branca símbolos da liberdade e da revolução.

Este mural pretende assim assinalar a data e relembrar tantos que lutaram pela liberdade e demonstrando que por trás dos rostos mais conhecidos houve outros que anonimamente trabalharam na defesa dos valores da revolução, como foi o caso de Sebastião.

O mural, que conta com o apoio do Município de Miranda, está situado numa parede onde outrora estava instalado o café Dueça, propriedade de Sebastião e dos seus irmãos, e que se encontrava referenciado pela PIDE, polícia política do antigo regime, como um local subversivo e revolucionário. Ali ouvia-se a rádio e liam-se publicações proibidas.

A inauguração está prevista para as 16 horas de terça feira, dia 25 de Abril, e conta com a presença de António Campos, antigo deputado europeu e fundador do Partido Socialista.


  • Partilhar