Pobreza menstrual

   Aprovada
  • Valor:5000 €
  • Área Temática:Saúde e bem estar

Proposta B

Promotor: Simão Miguel Silva Carrola/ JS Miranda do Corvo

Os cuidados de higiene íntima feminina são causadores de desigualdade. Em Portugal 23.5% das jovens Portuguesas já teve de se socorrer de lenços, um segundo par de cuecas, algodão, roupa velha ou meias por não poder comprar produtos menstruais.

A Juventude Socialista de Miranda do Corvo defende que todas as jovens e as mulheres devem ter o direito a produtos de higiene feminina gratuitos, como forma de garantir cuidados básicos de higiene íntima. Assim sendo, propomos nesta proposta de orçamento participativo da Junta de Freguesia de Miranda do Corvo a sua distribuição e outras ações complementares:

• Aquisição e distribuição gratuita de kit com produtos de higiene feminina reutilizáveis às alunas da Escola José Falcão, como por exemplo penso menstruais laváveis e reutilizáveis ou copos menstruais.

• Disponibilização de produtos menstruais descartáveis em pontos fixos da freguesia.

• Ações de sensibilização realizadas por enfermeiros ou especialistas da área com dicas e estratégias para lidar com a menstruação e da importância deste tipo de medidas na luta pela a igualdade de género.