Junta de Freguesia de Miranda distribui lotes na horta comunitária

16-MAR-2022

Dez novos lotes da horta comunitária foram distribuídos pelo presidente da Junta, João Paulo Fernandes, a outras tantas famílias.
O projeto da horta comunitária ganha assim nova dinâmica com a chegada de novos “produtores”, sendo previsível que em breve todos os lotes fiquem ocupados, neste momento ainda há alguns disponíveis, mas a procura tem sido boa.
A Horta Comunitária da Freguesia está implantada em terreno cedido por empréstimo que é disponibilizado aos munícipes para a prática de horticultura. Estes terrenos, são divididos em talhões de aproximadamente 40 m2 e equipados com ponto de água comum, energia e espaço para arrumar ferramentas.
O propósito é incentivar a dinamização de hortas por parte da população, promovendo a produção agrícola biológica, a valorização orgânica dos resíduos domésticos e o estímulo à economia circular e de proximidade.
Tem-se vindo a gerar um crescente interesse pela horta comunitária não só pelo reconhecimento do seu desempenho a nível ambiental, social e económico, mas também como espaços potenciadores de promoção da educação ambiental.
Adicionalmente são espaços de desenvolvimento espontâneo do convívio e motivação para a prática de atividades de ocupação de tempos livres.
A estratégia do Executivo da Junta é tornar este projeto cada vez mais interessante para os Mirandenses, esperando mesmo que em breve seja necessário procurar mais terrenos.
  • Partilhar