A Junta de Freguesia de Miranda do Corvo colocou armadilhas para combate à vespa Asiática

12-ABR-2022

A vespa asiática deve ser cada vez mais uma preocupação das populações, e dos seus representantes, deste modo a Junta de Freguesia construiu armadilhas para combate à vespa asiática.

As referidas armadilhas foram construídas com recurso à reutilização de materiais. Garrafões e garrafas de plástico são a base da armadilha. Para o “xarope”foi usado açúcar cedido pela CLUPAC, Clube Português de colecionadores de Pacotes de Açúcar, que ofereceu vários quilos.

Numa primeira fase foram construídas mais de 50 armadilhas e posteriormente colocadas por elementos do executivo um pouco por toda a freguesia. Em breve serão colocadas mais algumas dezenas.

A vespa asiática é um predador de abelhas e outros insectos polinizadores, a redução de insetos polinizadores tem impactos diretos na biodiversidade. Menos polinizadores é sinónimo de um declínio de várias espécies de plantas, que podem até desaparecer, por dependerem destes animais, direta ou indiretamente. Para além disto, a diminuição do número ou da diversidade das populações de polinizadores tem um impacto na segurança alimentar, com a quebra de rendimento de muitas culturas agrícolas.

Torna-se assim importante desenvolver todos os esforços para minimizar o efeito deste predador.