Freguesia de Miranda do Corvo aprova moção de repúdio a conceção de exploração de caulinos na freguesia
28-DEZ-2023
Em reunião da assembleia de freguesia realizada ontem, dia 27 de Dezembro, foi aprovada uma moção de repúdio à exploração de caulinos na freguesia.
A referida moção surge na sequência de uma informação que estaria para breve a concessão de duas explorações no coração da freguesia, sendo a primeira na zona de Pereira, Godinhela até à freguesia vizinha de Vila Nova e segunda que se estende pela área entre Corvo, Meãs, Cadaixo, Espinho até à freguesia da Lousã no concelho vizinho.
A moção agora aprovada tem por base uma primeira versão aprovada em reunião de executivo e posteriormente aprovada em conjunto em assembleia de freguesia. Nenhuma das forças políticas representadas se conforma com a possível decisão da Direção geral de energia e geologia.
A Freguesia não foi consultada em nenhum momento, desconhece os possíveis estudos ambientais assim como se desconhece qualquer contacto com as populações afetadas pela possível decisão.
Apesar da relevância económica que poderão ter estas explorações, existe um impacto ambiental brutal que não pode ser descurado. Os impactos ao nível da escavação, ruído, empoeiramento, inalação de poeiras, contaminação de recursos hídricos, resíduos industriais sólidos, remoção de solos e desmatação, desafetação de solos RAN e REN, bem como impacto geral na qualidade da ar, água e solo que afetam indelevelmente as populações.
Para agravar a situação a Junta de freguesia preparava-se para fazer em investimento de grande importância, na zona do monte de trigo, área de Corvo/Meãs, onde pretende instalar o futuro parque de campismo.
Por todos estes motivos estamos contra qualquer exploração na nossa freguesia.