Freguesia de Miranda do Corvo
  
                               

As infra-estruturas da Freguesia vão no sentido de dar respostas aos problemas de melhoria de condições de vida da população no que respeita à higiene e salubridade, manutenção de estradas e caminhos, conservação de escolas, cemitério e recintos públicos.
É na sede de Freguesia que se encontra o cemitério que cobre todos os lugares pertencentes. O abastecimento de água tem cobertura a 100%, sendo que no campo do saneamento essa cobertura vai a 60% mas contamos brevemente proporcionar essa cobertura a 100%. Relativamente a correspondência, encontra-se nesta Freguesia um posto dos CTT a funcionar de Segunda a Sexta-feira e o carteiro faz o giro diário por todos os lugares da Freguesia. Está esta Freguesia equipada com um espaço para a realização do mercado semanal, todas as quartas Feiras.
A Freguesia de Miranda do Corvo está dotada de quatro bancos com multibanco, satisfazendo as necessidades das pessoas da terra.
A recolha do lixo e efectuada diariamente pela Câmara Municipal de Miranda do Corvo, percorrendo todos os lugares da Freguesia, existindo também nos vários lugares da Freguesia ecopontos para a promoção da reciclagem, onde também dois oleões têm lugar na sede de Freguesia.
As crianças podem ainda, usufruir de vários parques infantis, nomeadamente nos lugares de Tábuas, Montoiro, Moinhos, Tróia, Miranda do Corvo(4), Corvo, Espinho e Pai Viegas, onde é possível passar momentos de lazer.
Ao nível dos transportes, a Transdev e a Joalto servem diariamente a Freguesia, com ligações a Coimbra e aos Concelhos vizinhos, sendo também servida por comboios, estando actualmente interrompida a sua circulação para a implementação do metro ligeiro de superfície, prevendo-se o final da obra para o inicio de 2012. De realçar que a falta de comboios motivadas pelas referidas obras, é suprida pelo metro Mondego com autocarros diários fazendo o mesmo trajecto. Também uma praça de táxis se encontra em Miranda do Corvo, onde actualmente se encontram 4 viaturas disponíveis.
Dois parques de merendas nos lugares de Chapinha e Carapinhal proporcionam aos cidadãos passar bons momentos junto da família e amigos.
Na Freguesia, encontra-se também ao dispor de todos uma biblioteca. Quatro postos de combustível fazem face às necessidades da população, no que respeita á procura deste bem. A Freguesia de Miranda do Corvo dispõe de um posto da Guarda Republicana, proporcionando uma maior segurança á população, assim como de um quartel de Bombeiros. Duas piscinas também aqui têm lugar, uma coberta que funciona o ano inteiro e uma descoberta que apenas está disponível no período do verão.
 
+ CULTURA E DESPORTO
 
Terra culturalmente rica com um fervilhante espírito associativo, fez surgir aqui várias colectividades ao longo dos tempos, onde as populações se foram organizando em associações ou colectividades, perseguindo finalidades e objectivos bastante diversificados, sempre a elevar a sua cultura e o bem-estar social, onde com muita competência e orgulho, efectuam um excelente trabalho de promoção dos valores e talentos da sua terra natal, assim como a recuperação, preservação e divulgação da cultura rural ancestral. São disso exemplo as dezenas de colectividades/Associações pertencentes á Freguesia.
No que ao Desporto diz respeito, a Freguesia é privilegiada pela presença de várias associações desportivas como em cima referenciamos, tendo lugar aqui na Freguesia o Estádio Municipal e também três campos de futebol de onze pelados, nos lugares de Moinhos, Pereira e Miranda do Corvo, proporcionando o exercício de actividades físicas à comunidade, quer pela disponibilização de instalações, quer pela organização de actividades desportivas, de recreio e lazer. Está também a freguesia equipada com cinco gimno-desportivos, nos lugares de Miranda do Corvo (3), Bairro Novo e Moinhos, tendo também ao dispor da população uma piscina coberta e outra descoberta (Quinta da Paiva - funciona apenas no verão).
Uma referência especial para a Quinta da Paiva e o seu Centro Hípico, com picadeiro coberto, para além de uma actividade lúdica e desportiva, promove a hipo terapia e a equitação adaptada., assim como o circuito de manutenção, o campo de jogos em areia e relva sintética (futebol e voleibol de praia), que compõem este belo espaço e lazer, sendo um lugar onde a harmonia com a natureza é impar.
 
+ SAÚDE E EDUCAÇÃO
 
No âmbito da saúde, a freguesia tem ao serviço da população o Centro de Saúde de Miranda do Corvo, prestando os cuidados básicos e primários à população, com consulta permanente, sendo que em casos de maior gravidade, os habitantes deslocam-se aos HUC (hospitais da Universidade de Coimbra) ou aos CHC (Centro Hospitalar de Coimbra). 
Também aqui na Freguesia existem várias clínicas privadas, prestando serviços nas mais diversas valências.
De realçar que esta Freguesia está também munida de duas farmácias, cobrindo as necessidades da população nesta área. 
Quanto à educação, a freguesia tem ao dispor das crianças da terra seis escolas, nomeadamente a Escola EB23 C/Sec. José Falcão, Escola Básica da Casa do Gaiato, Escola Básica do Espinho, Escola Básica N.º1 de Miranda do Corvo, Escola Básica de Moinhos, Escola Básica da Pereira, assim como de Jardins de Infância nos lugares de Espinho, Moinhos e Miranda do Corvo (2). 
O apoio social é prestado pelo lar Dr. Clemente de Carvalho, Casa do Gaiato e Associação para Desenvolvimento e Formação Profissional (ADFP), com as mais diversas valências.


    • Autarcas
    • Geografia
    • Demografia
    • Serviços
    • Resenha
    • Heráldica
    • Património
    • Padroeiro
                  
Copyright © Todos os direitos reservados. Proíbida a reprodução na totalidade ou em parte, sem prévia permissão por escrito da junta de Freguesia.

152949 visitas até ao momento.

Balcão virtual | Notícias | Proximidade | Contactos